sexta-feira, 6 de junho de 2025

Dom Pedro II e Lula

Um comentário:

  1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado pela Academia Francesa nesta quinta-feira (5), em Paris. A honraria, concedida em sessão oficial, é extremamente rara — apenas 19 chefes de Estado foram reconhecidos em quase 400 anos de história da instituição. Antes de Lula, apenas Dom Pedro II havia recebido essa distinção entre os brasileiros.
    Durante a cerimônia, os membros da Academia examinaram a palavra “multilateralismo” em homenagem ao presidente. Lula destacou a importância do conceito como base para um mundo mais justo, lembrando seu papel na descolonização, nos direitos humanos e na proteção ambiental. Ele defendeu o fortalecimento do multilateralismo e da democracia como pilares de um mundo mais equilibrado e dialogal.
    Após o evento, Lula se reuniu com a comunidade brasileira na Prefeitura de Paris, a convite da prefeita Anne Hidalgo, que o chamou de “lenda viva de um país lendário”. Em discurso emocionado, o presidente lembrou sua origem humilde e destacou que, mesmo sem formação acadêmica formal, levou uma nova palavra ao dicionário francês. “Multilateral todo mundo conhecia, mas multilateralismo, com o ‘ismo’, fomos nós que colocamos”, disse.
    Lula também ressaltou avanços dos seus governos, como a ampliação do acesso ao ensino superior e a saída do Brasil do Mapa da Fome, reafirmando sua defesa da democracia e da luta contra a desigualdade.
    A prefeita Hidalgo elogiou a trajetória de Lula como um líder que deu voz aos invisíveis e dedicou sua vida à justiça social. Entre os presentes no encontro estavam Lélia Salgado e Ana Lúcia Paiva, representantes da comunidade brasileira na França.
    Lula está em visita de Estado à França até o dia 10 de junho. No mesmo dia da homenagem, foi recebido pelo presidente Emmanuel Macron e assinou 20 acordos bilaterais em áreas como saúde, educação, segurança pública e ciência e tecnologia.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!

Jesus e o Homem Rico